"Que bobice é essa aí?" - irmã Luana | "Ai, misercórdia" - irmão Antônio | "Deve ser muita falta do que fazer pra criar algo assim" irmã Kátia | "Até que é legal" irmão Júnior

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Que droga é essa?


Comentários
7 Comentários

7 comentários:

Anônimo disse...

cara, muito bom o seu blog, deixa o facebook aí disponivel para add. abraços.
obs.:compartilhei essa imagem no face

Milton disse...

bom dia Anonimo, que bom que gostou do nosso blog, nossa fanpage é http://www.facebook.com/eusoumaiscrentequevoce

Jennifer disse...

legal o blog seguindo e indicando..

Camisetas-Religiosa

valew...

Anônimo disse...

Oi Manolo! Encontrei uma coisinha, e gostaria de uma explicação. Não entendi a tirinha da RELIGIOSIDADE MATA... Na verdade eu entendi, mais não sei se o que eu entendi foi o que a real mensagem que a tirinha tentou passar... Bom, na tirinha um menino se surpreende com um "crente" fumando, e ele responde ironicamente falando da religiosidade. Deu a entender que o ato de fumar não é pecado, (eu entendo que seja pecado, pois faz mal ao corpo, e nosso corpo é templo do espirito santo. SEM FALAR NO VICIO.), e que ele foi abordado por alguém com a pergunta "cara, você não é crente, pq ta fumando?" com a resposta e a tira em geral, deixou a mensagem PARA MIM, que o crente que decidi não fumar, ou parar de fumar, tá sendo religioso! Gente, se alguém puder me responder agradeço, se for impressão minha, por favor, me façam entender! Desde já agradeço. A paz!

MarceloBittencourt disse...

Oi, Mister Anônimo, esse Anônimo sempre passa por aqui ehhehehehe... Tudo joia? Bem, acho muito chato explicar piadas mas acho que essa tirinha vale apena um texto de explicação para não ficar com a interpretação dúbia.
O foco aqui não é o ato de fumar. A tira não utiliza da linguagem denotativa e sim conotativa, ou seja, é uma metáfora, uma comparação com a realidade. Na tira, o jovem se surpreende por ver um "crente", o irmão Chatonildo fumando, já que fumar, sim entendemos como pecado. O que o irmão Chatonildo (o de verde que se acha espiritual al al e mais crente que qualquer um) responde é que ele está se drogando com uma droga que na concepção dele pode, a Religiosidade, que com a metáfora traz a ideia de que Religiosidade em si é um veneno, uma droga. A brincadeira é dizer que existem muitas pessoas cheias de religiosidade e que isso mata.
Digamos que se eu colocar um elefante voando numa tirinha, não significa que eu acredite que o elefante voa, por isso a graça de usar ilustração, você pode brincar com a realidade.
O Chatonildo está se drogando com religiosidade e não com cigarro comum, até mesmo ele acredita que o uso do cigarro é errado, mas esquece que ele mesmo se droga com algo mais sutil, mais implícito, mais interno, mais camuflado. A religiosidade não é algo que se demonstra por fora, como o cigarro, e a tirinha escancara a situação fazendo uma alusão que a religiosidade é tão ou na verdade muito mais prejudicial do que o cigarro... Capiche?

Anônimo disse...

1º a opção Anônimo é mais rápida de se usar. 2º Se ela existe é pra ser usada quando houver necessidade, e/ou quando o usuário preferir! ;) Sobre a resposta. Sim, você foi claríssimo. Mais nem todo mundo vai entender essa metáfora! E se você acha chato explicar piadas, (que realmente é chato), seria melhor que abaixo de cada tirinha, ou de algumas (como é o caso desta) houvesse um pequeno comentário do próprio autor, ou de quem está postando. É só uma humilde sugestão, aceitar ou não é decisão do dono do blog, claro! :) A paz irmão! Ah! Eu acredito que elefante voa. É claro que voa! Não destrua os sonhos de uma criança. =) Abs

MarceloBittencourt disse...

ahahaha... tranquilo :) - na verdade foi muito bom você compartilhar seu ponto de vista até então eu não achei que alguém pudesse interpretar a tira da forma que colocou, expondo a sua opnião eu pude explicar a minha na hora de fazer a tirinha. Infelizmente não terei controle sobre as diversas interpretações que uma linguagem pode oferecer, aliás, tem tanta gente que interpreta do jeito que quer até a Bíblia, não é? Fica tranquilo que aqui só escrevo com humor (ou tento)... por isso as brincadeiras com 'explicar a piada' e te chamar de mister Anônimo. Abraços!